Uma maneira melhor de viver

Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.  Provérbios 23:12
Em sua essência, disciplina é dedicação a uma vida correta. Quem tem disciplina procura aplicar em sua vida aquilo que aprende de Deus. Não se contenta apenas com ouvir a palavra de Deus; põe em prática.

Uma vida sem disciplina é uma vida desequilibrada, dominada pela confusão e a insatisfação. Muitas vezes, vencer a tentação e o pecado exige disciplina, a decisão firme de fazer a vontade de Deus. A disciplina ajuda a organizar a vida e a descobrir a verdadeira alegria nas coisas de Deus.

Ter disciplina nem sempre é fácil mas Deus pode lhe ajudar. Quando você se sente sem força para ter disciplina, ore! Declare sua dedicação a Deus e peça sua ajuda para viver da melhor maneira. Submeta essa área de sua vida à vontade de Deus. Com isso, Deus lhe ajudará a ter a disciplina que você precisa.

Deus disciplina a quem ama

Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.  Provérbios 3:11-12
O bom pai ensina, corrige e castiga seu filho, para que aprenda o que é certo e não se machuque no futuro. O filho que não é castigado por seu pai por roubar poderá um dia acabar na prisão. Da mesma forma, Deus guia e ensina seus filhos, para seu bem. A Bíblia diz que, quando Deus castiga seus filhos, é para os livrar do julgamento e do castigo eterno.

Deus não causa sofrimento por crueldade nem porque gosta de nos ver sofrer. Deus não abusa de nós, como alguns pais humanos fazem. O castigo de Deus é temporário, para nos ensinar. (Mas atenção, nem todo sofrimento é castigo de Deus!)

Quem obedece a Deus e se dedica à disciplina evita muito sofrimento. A disciplina de Deus existe para nos proteger e libertar da escravidão do pecado. A disciplina pode doer de início mas depois traz grande recompensa!

 Produz fruto de Justiça

Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.  Hebreus 12:11