1. Ensine a Justiça

O senso de justiça é imprescindível para que as pessoas vivam relações mais equilibradas e corretas umas com as outras. Deus é justo (Salmos 11:7) e nos justifica através de Jesus Cristo. Por isso, ensine ao seu filho o valor desse princípio: nas escolhas do que é bom (legal) e justo, discernindo o que é certo e errado e entendendo as consequências dos seus atos.

ensina ao seu filha a justiça

2. Ensine a Verdade

A verdade, infelizmente, é um princípio pouco valorizado nos nossos dias. No entanto, sem ela viveremos em meio a um turbilhão de mentiras e falsidade. Jesus disse que era a própria verdade (João 14:6). Ensine seu filho o valor de falar a verdade, sempre (Efésios 4:25). Para isso, seja um exemplo prático para seu filho também (Provérbios 12:19).

Assim, se quiser que seus filhos cresçam verdadeiros e corretos, semelhantes a Cristo, você precisa ensiná-los acerca disso. Leia e estude a Bíblia com seus filhos. Mostre-lhes como Jesus era verdadeiro e sincero com as pessoas, em todas as situações. Isso agrada a Deus (1 Coríntios 13:6). As famílias e as demais áreas da sua vida serão beneficiadas se ensinarmos a verdade e transparência aos nossos filhos.

Verdade- João 8:32

3. Ensine a Obediência

Ensinar a obedecer não é uma tarefa fácil. Todas as crianças já nascem inclinadas à desobedecer e transgredir. Trata-se do tal "defeito", comum a todos nós e iniciado lá em Adão e Eva: o pecado. Por isso, a maioria das pessoas tem dificuldades em respeitar  às autoridades e obedecer regras e leis. No entanto, para o cristão, 'obedecer' deve estar entre as suas palavras de ordem, pois sabemos que é o correto a se fazer.

Ensine aos seus filhos que a obediência é importante e agrada ao Senhor. Há sempre boas recompensas para aqueles que obedecem o que é certo. Obedecer a Deus está diretamente relacionado com o amor que temos por Ele. E quando O amamos, não é pesado obedecer  às Suas Leis e mandamentos (1 João 5:3). 

Valores para ensinar aos filhos- Obediência

4. Ensine a Honestidade e Lealdade

Ser leal é uma qualidade um pouco rara ultimamente. Essa virtude está aliada a outras qualidades como: a fidelidade, honestidade (1 Pedro 3:2) e bom caráter. A pessoa revela sua lealdade na maneira como lida com as outras pessoas, em como cumpre seus compromissos e em como é fiel aos seus princípios. 

Infelizmente, em todos os âmbitos da vida, haverá sempre muitos atrativos para a corrupção, traição e infidelidade. Mas se ensinar esse princípio aos seus filhos, à luz da Bíblia, eles terão mais chances de vencer os convites para a desonestidade (Salmos 1).  A lealdade revela um caráter firmado em bons valores. Ela é importante quando ensinamos virtudes e valores, porque assim, poderão ser incorporados e guardados com fidelidade. Deus se agrada dos que são honestos e leais (Jeremias 9:24).

valores para ensinar- lealdade - Oséias 12:6

5. Ensine a Gratidão

Ensine seus filhos a agradecerem. Mais do que uma das 'palavrinhas mágicas', "obrigado" revela a atitude certa de um coração grato e reconhecido pelos bens que recebe. Ao contrário, a pessoa ingrata desconhece a bondade de Deus e das pessoas à sua volta. Sempre pensa que os outros são obrigados a fazerem as suas vontades e age não enxergando as coisas boas que lhe acontecem diariamente. A tendência das pessoas ingratas é se tornarem amargas, rancorosas e egoístas.

Ensine seus filhos a agradecerem por tudo que recebem. Isso fará com que eles sejam agradáveis perante as pessoas e principalmente para com Deus.

 

Ensine valores - gratidão 1ª Tessalonicenses 5:18

 

Leia aqui: 12 Passos para ensina a criança no caminho


Qualquer dúvida, entre em contato conosco:

Por: Pr.Devitto
Voltar à página principal
👩‍💻 Faça uma pergunta 📞 WhatsApp
Aplicativos: ► Pregai! ► Bíblia (JFA)
Fonte: ► suabiblia
https://projetopregai.org/valores-cristao