Translate this Page

Partilhe esta Página

VISITAS/ACESSOS


Provérbios 12:2
Provérbios 12:2

Início  »  Provérbios  »  Capítulo 12  »  Provérbios 12:2 »

Comentários Diários de Provérbios

O homem bom obtém o favor do Senhor, mas o que planeja maldades o Senhor condena.

  • Provérbios 12:2 -- Nova Versão Internacional  

 

Comentário do versículo:

O SENHOR pode tirar indigentes de um monte de estrume e colocá-los no trono da glória, e pode colocar os maiores monarcas da história mundial para pastar, literalmente (IISm 7:8; Dn 4:27-33). Ele recompensa a nossa conduta nesta vida - Davi e Nabucodonosor; e Ele a recompensará na outra vida - Lázaro e o homem rico (Lc 16:19-31).

Caro leitor, lhe faria bem se você lesse a oração de louvor de Ana (ISm 2:1-10). Ela sabia que o SENHOR era o Deus do conhecimento e que ele pesava as ações dos homens. Ela O louvou pela sua grande obra de elevar uma pessoa e de rebaixar outra. Ele fez uma grande diferença entre ela e a sua adversária (ISm 1:4-8,17-20; 2:18-21,26).

O favor do SENHOR é maravilhoso. É melhor do que o toque de Midas, melhor do que ter a amizade de Bill Gates, e melhor ainda do que o "Presidential Medal of Freedom with Distinction" (Medalha Presidencial da Liberdade - alto reconhecimento civil, concedido pelo presidente dos EUA, por destacados serviços prestados). Não há nada que se compare com Ele neste mundo ou no porvir (Sl 4:6-8; 16:11). Como podemos medir o ter o Senhor como o nosso Amigo, Consolador, Benfeitor e Protetor?

O Seu favor faz toda a diferença do mundo na vida de um homem. Conseguiremos entender a sua abrangência? Como podemos descrevê-lo? Se Ele abençoa a sua alma, o seu corpo, o seu casamento, os seus filhos, o trabalho de suas mãos, e seu destino eterno, que mais precisamos (Sl 1:1-6; 73:23-27; 128:1-6; 144:11-15)? Muito obrigado, querido Pai!

Mas a Sua condenação é coisa terrível. Ela excede em muito qualquer desastre pessoal ou natural, pois o Deus Criador se torna o seu inimigo e o atormentará nesta vida e na que há de vir. Ele pode atormentar a sua alma com temor e tremor indescritível (Dt 28:65-68)! Câncer terminal e aniquilação seriam um alivio daquilo que Ele pode fazer com você. Você pode medir o horror do Senhor a lhe perseguir até a eternidade (Sl 35:5-6)?

Jesus disse aos seus discípulos que a dor e a morte não eram nada. Porque temer os homens? Eles não podem lhe causar dano sério ou duradoura! Ele os ensinou que a única pessoa a ser verdadeiramente temida era o Seu Pai, o Qual era capaz de matar o corpo nesta vida e depois enviar tanto o corpo como a alma para o inferno por toda a eternidade. Temei-O! Jesus avisou (Lc 12:4-5).

Qual é a diferença - o grande abismo entre as recompensas de Deus? Leitor, esta é a sua escolha hoje! É isso mesmo! Sua escolha hoje está entre ser bom à vista Dele, ou ser mau. Você pensa que pode fazer o que quer? Você pensa que tem direito à sua própria vida? Você pensa que pode se proteger do desprezo Dele? Você pensa que pode evitar as consequências dos seus pecados? Você pensa que Ele não vê? Que Ele não Se importa? Pense novamente, insensato!

Um homem só é bom pela graça (Sl 14:1-3; Gl 5:22-23), mas a graça precisa ser usada para ser um homem bom aqui (ICo 15:10; IICo 12:11). Ele encontra o favor do grandioso Deus ao tomar posse da sabedoria (Pv 8:35). O homem néscio rejeita a sabedoria e, ao invés dela, escolhe a morte (Pv 8:36).

A definição da diferença entre as nossas duas pessoas está na forma em que tratam a sabedoria - a instrução da Escritura de Deus. Você ainda treme diante dela? Você ainda tomará tempo suficiente para lê-la e considerar seus avisos? Vai fazer alguma coisa a respeito dela? Hoje?

Rejeite-a e Ele lhe estraçalhará, e não haverá ninguém que possa salvá-lo (Sl 50:22; Os 5:14; 13:8)! Ele virará a sua vida de cabeça para baixo e às avessas (Sl 146:9). Ele quebrará a sua cara e arrancará os seus dentes (Sl 3:7; 58:6). Se por um instante você pensou que Deus mudou, experimente: (Hb 10:26-31; 12:28-29; 13:8) Quando Ele vem na Sua ira, os homens rogam aos montes para que caiam sobre eles e os escondam (Ap 6:16-17). Não seja um tolo!

Cuidado, para não pensar que é pela sua idéia e medida que um homem é bom. Não deixe ninguém, nem mesmo a sua querida mãe, lhe elogiar, levando-o a pensar que é um homem bom. O Santo Deus não tem consideração alguma por tais pensamentos tolos. Ele só favorecerá o homem que treme diante da Sua palavra e guarda os seus mandamentos com um coração humilde (Sl 112:1-4; Is 66:2).

A diferença entre as Suas recompensas é imensurável Você a vê claramente? Ele pode lhe abençoar tão abundantemente e tão bondosamente, e Ele pode destruir tão gloriosamente e tão dolorosamente.

O favor de Deus fez uma diferença na vida de José? Uma diferença incrível! Que dizer de Abraão? Ruth? Ester? Jó? Davi? Daniel? Maria Madalena?

A condenação de Deus fez alguma diferença na vida de Saul? Que miséria atormentadora! Que dizer a respeito de Caim? Ló? Eli? Nabal? Jeorão? Uzias? Judas? Herodes?

Humilhe-se à vista do Senhor e Ele te erguerá (Tg 4:10). Existe precioso favor a ser obtido do SENHOR. Alguns homens andaram com Ele como se seu amigo fosse, outros entraram direto no céu sem passar pela morte, e outros, ainda, obtiveram a proteção e o cuidado benevolente Dele em volta e sobre eles por onde andaram e pelo que fizeram. Faça o bem e você amará a vida e verá dias bons (IPe 3:10-12)! Amém!

topo